terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Momentos de reflexão- Leitura




Como todas sabem, a prática de leitura não é um "bichinho" que contagie muitas pessoas. Infelizmente, somos muito mais facilmente levadas a ver um bom filme, ou uma série que seja do nosso agrado, do que propriamente a ler um livro. Eu estou para aqui a falar, mas também não muito assídua no que toca a esta arte, muito menos uma "papa" livros. Mas a verdade, é que a leitura está sem dúvida anos luz à frente de qualquer filme ou série. Ao lermos um livro, não um livro qualquer como é óbvio, mas um bom livro, ou simplesmente um  livro que nos cative. "Entramos" de tal forma na história, ficamos de tal forma cativadas que, chega uma altura em nós próprias começamos a sentir o que as personagens sentem. É uma sensação tão especial, uma sensação única que só os livros são capazes de nos transmitir e proporcionar  Parece mentira, mas a verdade é que um livro acompanha-nos durante alguns dias, enquanto um filme dura apenas umas horas. Sendo esse o motivo, que por mais bem feito que o filme esteja, nunca consegue ter a capacidade de um livro. Acaba demasiado rápido para nos conseguirmos envolver na sua própria história. Quanto às séries, por serem mais duradouras e longas, comparadas com os filmes, conquistam-nos também elas de uma forma especial. Tão especial que quando gostamos muito de segui-las e elas terminam, até sentimos falta e saudade  Parece que o nosso dia-a-dia já não é o mesmo, fica aquele espaço vazio durante uns dias. Mas ainda assim, não é como um livro, nenhuma série descreve por exemplo um romance de uma forma tão brilhante e profunda como um livro. Nenhuma nos faz desejar ter aquela personagem, que embora seja imperfeita como qualquer pessoa, é ao mesmo tempo tão perfeita. Ou seja, nenhuma série fantasia os homens com a mesma capacidade de um livro. 

Como referi anteriormente, não sou ninguém para falar. Passo muitos meses sem tocar num livro que seja. Mas quando reinicio este hábito, o desejo pela leitura é tanto que me dá vontade de ler, mais e mais. A época do ano em que mais gosto de ler é o verão... Gosto muito de ler na  praia, na piscina ou deitada na rede. Não sei bem porquê, mas toda essa envolvente desperta-me esse desejo. Por outro lado, gosto também de ler à noite antes de dormir. Aliás, mais do que ler na praia ou piscina, gosto de ler em silêncio. Enfim, são manias como qualquer pessoa tem... 

Quando estou em época de aulas, arranjo os típicos pretextos e desculpas como todas fazem, do: "ai, não tenho tempo", "ai, estou demasiado cansada". Mas a verdade, é que se perdêssemos nem que fosse 5 minutos do nosso tempo a ler antes de irmos dormir, iríamos sentir-nos muito mais relaxadas para o fazer. Ler tem também essa vantagem, faz-nos relaxar após um dia cansativo e esquecer por um momento todos os problemas que temos. Digo isto, por experiência própria. Pois, embora sejam muito mais os dias em que não leio, do que leio. A verdade é que quando o faço, isso ajuda-me em tudo aquilo que referi anteriormente. O troque, penso eu, é; se estivermos em época de aulas ou de trabalho, devemos escolher um livro mais pequeno, simples quer em termos de leitura, quer em termos de história, e que nos entusiasme e prenda. Quando estamos de férias, aí sim não temos a cabeça tão ocupada nem cansada, por isso se gostarmos de livros mais complexos, grandes e com uma leitura difícil, podemos deixar para essa altura.  

Para terminar este texto de reflexão acerca da leitura, quero aconselhar os livros do Nicholas Sparks. Para quem não conhece são livros muito, muito simples. Super fáceis de ler e as histórias são, por norma, muito bonitas. Este concelho serve apenas para quem gosta de romances. Já li alguns da sua autoria, se quiserem posso partilhar com vocês o que achei, basta pedirem. Aliás, foi um dos seu livros que me inspirou a escrever este texto. Já não lia nada deste escritor à algum tempo, tanto tempo que me tinha esquecido de como as suas obras se lêem de forma tão fácil e simples, e claro de como são bonitas. Por todos estes motivos, são excelentes para lerem na tal época de trabalho e estudo, de que vos falei anteriormente. 

Espero sinceramente ter-vos motivado a ler, pois para além de ser importante, tem todos os outros benefícios que referi anteriormente. 

Se tiverem gostado deste tipo de posts partilhem comigo, pois como já vos tenho dito, para além de falar sobre moda, gosto também de escrever sobre a vida.

Espero que tenham gostado :) *


0 comentários:

Visitas

Seguidores

20% off for first order